Isso é algo que falo muuito para meus clientes. O que busco com isso? A responsabilização. Não é culpando seu passado que você irá evoluir!
É necessário: Aceitar esse passado, se responsabilizar pelas suas escolhas passadas e se responsabilizar pelas suas escolhas atuais.
O que é se responsabilizar? É entender a ESCOLHA É SUA. É claro que muitas coisas que aconteceram na infância e adolescência também houve a "culpa" dos nossos pais, pois eram épocas em que as escolhas eram deles e não nossas, porém o que você faz HOJE com isso que aconteceu lá no passado é uma escolha.
Eu amo quando estou nas sessões e meus clientes se corrigem. Por exemplo: "Ah, ela me fez ir ao mercado... Não, eu fui porque eu escolhi ir, né, mas era a melhor escolha naquele momento, mesmo que não gostei"
É preciso lembrar que não temos o controle de tudo e que há coisas que acontecem independente de nossas escolhas. Também é importante considerar o contexto que a pessoa vive e que a questão aqui não é culpabilização e sim responsabilização.
Daniela Dalcim
CRP 12/17979