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30 Junho, 2020 - PSICOLOGIA JOINVILLE PSICÓLOGO PSICÓLOGA

As Fases do desenvolvimento infantil

Quando falamos de crianças, todos os dias reservam descobertas. Em um primeiro momento, não se reconhecem como pessoas e nem conseguem identificar os demais ao seu redor. Mas com o passar dos dias, iniciam um processo de interação com o ambiente onde se encontra, principalmente após ouvirem as vozes conhecidas e as novidades não param. Essas e outras mudanças significam que estão passando pelas fases do desenvolvimento infantil.
O teórico que abordou essas fases de uma forma bastante didática foi Jean Piaget, que foi um psicólogo suíço, sendo este seu principal tema de estudo.
Enquanto trabalhava em uma escola, Piaget se interessou por observar a forma que as crianças utilizavam para responder as perguntas dos professores.
Mais tarde, começou a observar seus próprios filhos e desta forma, onde acabou subdividindo as fases da infância.
O desenvolvimento infantil para a teoria de Piaget considera 04 fases no que diz respeito a cognição, que são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Sensório-motor: 0 a 2 anos
Nessa fase a criança desenvolve a competência de manter a concentração em sensações e movimentos. Inicia o processo de consciência dos movimentos, antes involuntários, agora começam a ter um propósito, como ao estender os braços poderá alcançar objetos de seu desejo.
Sendo que nesse período que acontecerá desenvolvimento da coordenação motora. E nessa fase também que o bebê possui consciência somente daquilo que pode enxergar, por esse motivo choram no momento em que a mãe sai de seu campo de visão.

Pré-operatório: 2 a 7 anos
Nesse período acontecem as representações da realidade dos próprios pensamentos. Muitas vezes a criança não tem uma percepção real dos eventos, mas sim a sua própria interpretação do que está acontecendo.
Ao observar recipientes diferentes com a mesma quantidade de liquido e questiona-la se esses possuem a mesma quantidade desse liquido, provavelmente ela dirá que não, baseada em sua experiência visual.
Pode-se observar também nesse período, uma fase muito proeminente do egocentrismo e a necessidade de dar vida as coisas. Sendo visto ainda, como a fase dos “por quês” e da exploração da imaginação, onde o faz de conta é elemento complementar da vida da criança.

Operatório concreto: 8 a 12 anos
O início do pensamento lógico concreto e as normas sociais começam a ser demonstrados pela criança, sendo capaz de entender, por exemplo, que recipientes de tamanhos diferentes, podem comportar a mesma quantidade de líquido. 
Nesse período também, o desenvolvimento da criança contempla noções como regras sociais e senso de justiça.

Operatório formal: a partir dos 12 anos
Aos 12 anos a criança já apresenta a competência de compreender situações abstratas e experiências de outras pessoas.
Ainda que essas vivências não tenham sido experimentadas pela criança, ela passa a ter condições necessárias para compreender através de situações experienciadas por outras pessoa, em outras palavras, inicia o processo de compreensão de situações abstratas.
Na pré-adolescência, o sujeito se torna capaz de desenvolver hipóteses, teorias e possibilidades e inicia o processo de desenvolvimento da autonomia e independência da adolescência.

Valdecir José Maia
Psicólogo - CRP 12 10752
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